4 soluções práticas e sustentáveis para a construção



Você sabia que, para produzir uma tonelada de papel, é preciso consumir 60 mil eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia?

De acordo com um estudo da McKinsey & Company, cerca de 60% da população brasileira está fazendo mudanças no estilo de vida para reduzir o impacto no meio ambiente. Dentre essas mudanças, está a realização de compras mais responsáveis e sustentáveis, com a devida compreensão dos impactos ambientais e sociais. 

Essa mudança gera um desafio para as empresas do ramo da construção melhorarem suas práticas sustentáveis e se alinharem com os desejos do mercado consumidor, segundo a mesma pesquisa McKinsey. Diante disso, pequenas atitudes podem fazer grande diferença. 

Você já parou para pensar que uma pequena alteração de práticas e inclusão de tecnologias podem diminuir a quantidade de documentos físicos que circulam na obra? Pequenas ações podem contribuir para o meio ambiente, além de manter uma melhor organização.

1. Redução de papel

Podemos fazer adaptações e substituir muita papelada por tecnologia. Ações como essa reduzem os custos e facilitam o acesso e manejo de informações administrativas, já que os colaboradores internos terão acesso mais rápido e prático aos documentos, reduzindo o risco de perder documentos importantes.

O cuidado com o meio ambiente e o esgotamento de recursos naturais são uma preocupação do mundo inteiro, e não é preciso muito esforço para contribuirmos,  visto que pequenos ajustes, como o uso de e-mail, consumo de livros e jornais eletrônicos e a digitalização de documentos oficiais, já viraram realidade e contribuem com a redução de uso de papel.

2. Reutilizar água

O CBCS, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, estima que metade da água potável fornecida para as área urbanas é destinada para os canteiros de obras, por isso é importante pensar em métodos mais sustentáveis como captação de água de chuva e a reutilização da água, estão entre as melhores opção para diminuir o consumo de água.

A NBR 15.527 trata de alguns pontos sobre a exploração da água da chuva para o reaproveitamento, mas o Brasil ainda não possui uma norma técnica que defina como esse reuso deve ser feito.

3. Planejamento e organização do canteiro

Estima-se que a construção civil produz cerca de 122 toneladas de resíduos todos os dias, e uma maneira de controlar e gerenciar melhor essa produção, são com as tecnologias e softwares de gerenciamento, como os ERP’S, que vêm sendo aplicados nos canteiros de obras e permitem uma gestão mais integrada, sendo possível controlar e até mesmo reutilizar os resíduos.

4. Consultoria técnica de engenharia 

Antes de iniciar qualquer planejamento de obras e reformas na construção civil, é importante contar com a consultoria técnica de engenharia, que pode auxiliar no uso de materiais mais sustentáveis, na otimização do uso de energia e na redução de resíduos. A consultoria também pode ajudar na implementação de tecnologias mais eficientes e na adequação às normas e regulamentações ambientais e de segurança, garantindo um processo mais sustentável e seguro. 

Nesse sentido, a Inspenge Consultoria e Inspeção Predial, pode ajudar síndicos e condomínios e identificar oportunidades para aprimorar as práticas sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente. Ou seja, não realize obras e reformas em seu condomínio sem antes consultar a Inspenge.

Essas são algumas práticas sustentáveis que se trabalhadas e incentivadas contribuem com a sustentabilidade, cada pequena ação faz a diferença, principalmente se tratando da construção civil.